Avançar para o conteúdo principal desta página.
Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora.
Apresentação

Inventário

Roteiros

Newsletter

Glossário

Links

Contactos


Página Inicial

Página de abertura

 

Azulejaria e Arte

Magnificat Maria

Expressões Artisticas da Fé

Joalharia na Arte Devocional

Relicários

Arte Indo-Portuguesa

 
Nossa Senhora da Graça do Divor.
Nossa Senhora da Graça do Divor
Azulejos de Padrão.
Azulejos de Padrão
Azulejos de Padrão.
Azulejos de Padrão
Azulejos de Padrão.
Azulejos de Padrão
Azulejos de Padrão.
Azulejos de Padrão
Azulejos de Padrão.
Azulejos de Padrão
Nossa Senhora com o Menino.
Nossa Senhora com o Menino
Painel ornamental.
Painel ornamental
Composição ornamental.
Composição ornamental
Cercadura com emblemas marianos.
Cercadura com emblemas marianos
Nossa Senhora da Boa Fé.
Nossa Senhora da Boa Fé
Nossa Senhora da Conceição com os símbolos Marianos.
Nossa Senhora da Conceição com os símbolos Marianos
Albarrada.
Albarrada
Padrão com volutas de acanto.
Padrão com volutas de acanto
Frontal de altar.
Frontal de altar
Calvário.
Calvário
Frontal de altar.
Frontal de altar
A Vida da Virgem.
A Vida da Virgem
São Miguel de Machede.
São Miguel de Machede
São Miguel pesando as almas.
São Miguel pesando as almas
Daniel na fossa dos leões.
Daniel na fossa dos leões
 
São Miguel de Machede.

São Miguel de Machede

 

 

   
   
   
Os dois painéis de azulejos azuis e brancos que ornamentam a capela-mor documentam uma das inúmeras intervenções que procuram marcar o tempo no espaço comunitário da igreja de São Miguel de Machede. São, muitas vezes, iniciativa de um núcleo de fiéis que, sob a supervisão do pároco e obedecendo as directrizes do Arcebispo, actualiza segundo valores contemporâneos profanos, a esfera do religioso. Essa encomenda que podemos atribuir à oficina de Valentim de Almeida (1692-1779), inscreve-se no final do ciclo do Barroco joanino, ostentando como sinal de modernidade a cartela superior com concheados e asa de morcego, num prenuncio da ornamentação Rococó.