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Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora.
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Nossa Senhora da Graça do Divor.
Nossa Senhora da Graça do Divor
Azulejos de Padrão.
Azulejos de Padrão
Azulejos de Padrão.
Azulejos de Padrão
Azulejos de Padrão.
Azulejos de Padrão
Azulejos de Padrão.
Azulejos de Padrão
Azulejos de Padrão.
Azulejos de Padrão
Nossa Senhora com o Menino.
Nossa Senhora com o Menino
Painel ornamental.
Painel ornamental
Composição ornamental.
Composição ornamental
Cercadura com emblemas marianos.
Cercadura com emblemas marianos
Nossa Senhora da Boa Fé.
Nossa Senhora da Boa Fé
Nossa Senhora da Conceição com os símbolos Marianos.
Nossa Senhora da Conceição com os símbolos Marianos
Albarrada.
Albarrada
Padrão com volutas de acanto.
Padrão com volutas de acanto
Frontal de altar.
Frontal de altar
Calvário.
Calvário
Frontal de altar.
Frontal de altar
A Vida da Virgem.
A Vida da Virgem
São Miguel de Machede.
São Miguel de Machede
São Miguel pesando as almas.
São Miguel pesando as almas
Daniel na fossa dos leões.
Daniel na fossa dos leões
 
Conjunto de azulejos ornamentais, com largura de três peças e do tipo brutesco, que revestem as pilastras do arco triunfal. Conjunto policromático com esmaltes amarelo, azul, verde, branco e castanho. Pássaros, vasos de flores, festões e grinaldas, querubins, nada parece faltar ao conjunto decorativo no painel ornamental. Na zona inferior e numa referência aos mais baixos instintos animais, uma figura antropomórfica, com seios, defeca, a recordar o mundo sarcástico das gárgulas medievais, e o sentido anedótico do "mundo às avessas".

Composição ornamental

Olarias de Lisboa
Primeiro terço do século XVII

 

   
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Pássaros, vasos de flores, festões e grinaldas, querubins, nada parece faltar ao conjunto decorativo articulado pelo entrecruzar caprichoso das grades de ferro, no painel ornamental que decora o arco triunfal. Na zona inferior, numa referência aos mais baixos instintos animais, uma figura antropomórfica com seios defeca, a recordar o mundo sarcástico das gárgulas medievais, e o sentido anedótico do “mundo às avessas” também presente em algumas das composições de azulejos dos Jardins do Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa.