Avançar para o conteúdo principal desta página.
Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora.
Apresentação

Inventário

Roteiros

Newsletter

Glossário

Links

Contactos


Página Inicial

Página de abertura

 
APRESENTAÇÃO
 

O compromisso institucional da Fundação Eugénio de Almeida na preservação, no conhecimento e na divulgação do património cultural conduziu à celebração de um protocolo de colaboração com a Arquidiocese de Évora, com vista à inventariação do património cultural móvel diocesano.

Este projecto vai permitir conhecer e dar a conhecer uma parte significativa de um património histórico-artistico e religioso que é uma das marcas mais valiosas da nossa identidade cultural.

Trata-se de um levantamento exaustivo das várias interpretações artísticas que, ao longo dos séculos, têm testemunhado a profunda simbiose entre a fé, a tradição e a cultura de uma comunidade e de um país, constituindo-se como um dos principais pilares da sua memória histórica.

A inventariação constitui o ponto de partida para o conhecimento concreto e extensivo do património artístico da Arquidiocese de Évora, com vista à identificação e divulgação dos vários acervos, à sensibilização para a preservação e salvaguarda dos seus valores e, sobretudo, para a necessidade da sua valorização cultural.
Nesta medida são estudados os acervos das igrejas, capelas, seminários e instituições religiosas, incluindo todos os objectos de valor histórico-artistico e religioso, o património integrado e documentos de arquivo e livros antigos.

O projecto é desenvolvido por uma equipa técnico-cientifica e multidisciplinar, recorrendo-se ainda a outros especialistas externos.

Mas não basta só conhecer este legado ancestral de valor inestimável – é preciso também dá-lo a conhecer.

Este website é uma porta de comunicação aberta aos vários públicos, nacionais e internacionais, e a todos os que se interessam por temas de património, arte e cultura. Através dela é possível aceder à base de dados que constitui o produto mais imediato do trabalho de inventário; a uma série de roteiros temáticos em torno das peças mais significativas, do ponto de vista histórico-artistico e/ou devocional; à newsletter do projecto e a um glossário, entre outros conteúdos.

Conhecer, partilhar, valorizar, salvaguardar – são estes os caminhos que a Fundação Eugénio de Almeida segue neste projecto do Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora.
Para que não se perca a memória.
Para que se preserve a História.
Para que se legue ao futuro.